Vivemos em uma geração na qual tudo chega muito fácil até nós, seja através de amigos ou mesmo pela internet. Em muitas situações, deixamos de lado aquilo que realmente é necessário para a nossa formação e crescimento espiritual, profissional etc. Na realidade, na maioria dessas situações, tomamos a frente e decidimos o que achamos ser melhor para nós mesmos, sem consultar a Deus, sem pedir a sua direção, simplesmente fazemos, sem ter ideia do que acontecerá. Isaías alerta sobre isso no capítulo 30.
Nos cinco primeiros versículos, o povo é advertido por Deus por tomar decisões sem saber se era realmente aquilo o que Deus tinha planejado ou sem a Sua aprovação, e com isso só estava acumulando os seus pecados. O pior é que eles ainda depositaram a confiança num homem, buscando um “abrigo seguro”. De nada adiantou, pois a convivência com Faraó no Egito não lhes serviu de nada, a não ser para se envergonharem.
Do verso 9 a 14, Deus fala sobre os que desobedecem as suas ordens, que preferem ouvir coisas que são agradáveis e não o que realmente é necessário para se manterem no caminho certo. Para estes, num momento qualquer tudo pode acabar em ruínas e para nada serão úteis.
No verso 15 está escrito que “No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor.”. Contudo, aquele povo preferiu fugir confiando na sua fuga, erradamente, pois não se pode fugir das perseguições, em todos os lugares que formos, estaremos sujeitos a lidar com acusações. Aquele povo se deparou com a ameaça dos seus perseguidores, fugiram e serviram de exemplo para outros povos. Mas apesar de tanta rebeldia, Deus estava à espera para mostrar sua compaixão e o quanto é bom e piedoso.
Aqueles que esperarem pacientemente no Senhor serão muito felizes. Deus é fiel àqueles que Nele confiam. Ele jamais deixará seus filhos passarem por circunstâncias que não possam agüentar. Situações que passamos no nosso dia-a-dia e desagradam a Deus, nos incomodam e devemos lançar fora da nossa rotina. Nos momentos difíceis Deus proverá a nossa ajuda, Ele não deixa o justo numa situação desagradável. Quando passar o período da provação, virá a benção, e se alguma coisa deixava o nosso coração angustiado, isso passará e dará lugar a alegria.
Por Allan Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário