segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A resposta está nos frutos

Por uma fé que faz sentido: A resposta está nos frutos.

Na época de Jesus, Jerusalém era dominada pelo Império Romano, um governo interventor na vida daquela nação, que sugava os recursos de um povo: os Judeus. Mas os Judeus tinham nas escrituras uma esperança um libertador, um Rei, um Messias. Aquele sobre o qual tinha escrito Moisés e os profetas, e nesse salvador o povo judeu colocava suas expectativas.

Por isso no capitulo 1ª do evangelho de João vemos Felipe declarar que tinha encontrado o Messias, conforme ele tinha ouvido nas suas histórias desde criança.

João 1.45
“Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.”

O Messias era a expectativa de um povo que precisava de um herói enviado por Deus para subjulgar todos os reinos injustos deste mundo e trazer plenitude. A esperança dos Judeus era a de ter um rei que fosse Deus.

Recentemente o infortúnio ocorrido com o técnico de futebol do time do Vasco da Gama e os eventos que o cercaram revelou a expectativa de um povo: valores.

Em todos os meios de comunicação vimos a movimentação em apoio e expectativa pela recuperação de um ente querido por todos.

Os depoimentos de pessoas que conhecem pessoalmente o técnico Ricardo Gomes impressionam pela quantidade de elogios e exaltação de virtudes atribuídas ao homem. Algumas são muito familiares aos cristãos: paciente, cordial, simpático, educado, gentil, pacífico, profissional, sério, correto, honesto, simples, amigo e por aí vai.

Tendo em vista o ocorrido, este homem se tornou um símbolo da humanidade, um ideal de pai, amigo, profissional. Tantos atributos comoveram a opinião pública, torcedores, jogadores de futebol, colegas de profissão e outros setores da sociedade. Essa comoção chegou ao ponto de fazer torcedores em um estádio de futebol cheio, orar o Pai Nosso em intercessão pela recuperação do novo herói nacional.

Os atributos encontrados em Ricardo Gomes inspira as pessoas a quererem que ele permaneça entre nós, e soa quase como um grito de uma multidão: “nós precisamos de pessoas como você”.

Não é difícil encontrar semelhanças entre as características atribuídas ao técnico vascaíno com os frutos que o Espírito dá:

Gálatas 5.22-23
"Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei."

O mundo carece de valores, de pessoas que manifestam os atributos da criação.

Romanos 1.20-21
"Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;
porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu."

A angústia do mundo é que os filhos de Deus sejam revelados.


Romanos 8.19
“A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.”

Aqueles que estão em Cristo, precisam dar ao mundo o fruto da sua salvação para que essas questões sejam respondidas.

João 15.1
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor."

João 15.5
"Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."

João 15.8
“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”

Essa reflexão faz nascer em nós alguns questionamentos.

Que tipo de cidadão eu tenho sido?
Que tipo de filho ou pai eu sou?
Como meus amigos me veem?
Sou um bom profissional?
Faço o meu melhor naquilo que faço?
Sou amável?
Sou pacífico?
Sou correto?
Sou honesto?
Sou manso?
O que dirão de mim quando eu morrer?
Que legado eu vou deixar?

Numa sociedade em que aqueles que usam o nome de Cristo deveriam ser o exemplo, entretanto, o que se vê por ai é muita canalhice, politicagem e corrupção.

Quando conhecemos quem somos, podemos dar os frutos necessários para dar essa resposta ao mundo e para manifestar os atributos da criação, por isso, a fé em Cristo faz sentido.


Por Diogo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário