terça-feira, 15 de março de 2011

Mas e o tempo?!

Boa Tarde, queridones!
Como estão? Espero que bem.

Há uns dias que essa questão do tempo tem ficado na minha cabeça e mexido com meu coração. To falando do tempo do nosso dia-a-dia. O tempo do relógio, do calendário.


O dicionário diz que tempo é "1.Duração das coisas ou dos fenômenos; 2.sucessão de dias, horas, momentos; 3.duração limitada; 4.período, época;...;" e diz também que tempo é "9.ocasião oportuna".

Durante todo o nosso dia, Deus compete atenção com os nossos compromissos, obrigações, relacionamentos, amigos, enfim, muitos fatores implicam o tempo todo em tirar o nosso foco, nos desviar do alvo, do caminho no qual Deus nos colocou para serví-lo.
A situação se agrava quando depois de um dia de trabalho, estudo ou outra atividade, vêm o cansaço, o desânimo e o sono, que tomam conta de um corpo e mente sedentos por descanso, ameaçando a possibilidade de passar um tempo se dedicando a Deus de alguma maneira.
Em Mateus 26:41 podemos entender porque isso acontece e também obter uma solução: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.". Jesus disse isso aos seus discípulos no Getsêmani quando, voltando do seu momento de oração, os encontrou adormecidos. Eles não se contiveram e cederam à tentação do sono mesmo naquele momento tão triste e importante.
A nossa carne não é capaz de dizer sim a leitura da Bíblia, ao jejum, ao evangelismo e a fazer outras coisas com Deus. Esse é o papel do espírito, porque ele é quem está preparado para a guerra, e isso acontece porque o próprio Espírito Santo de Deus o prepara. Através dEle nós conseguimos forças para realizar lindas obras com a direção do Senhor, sabedoria e convicção da vontade de Deus, do mesmo jeito que através dos alimentos o nosso corpo adquire forças para se manter de pé e encarar a rotina diária.
Esse é o motivo de termos que ser guiados pelo espírito. Ele nos leva a dimensões maiores com Deus, o nosso corpo se contenta com as dimensões das nossas camas mesmo.

Leitor: -"Tá, mas onde você ta querendo chegar?"

Eu to querendo dizer que precisamos saber usar o tempo que temos.Sempre ouvimos dizer que o dia poderia ter pelo menos 28 horas e não 24. Mas Deus fez assim. Ele quis assim!
Se o tempo que temos não atende a tudo o que fazemos, a culpa é nossa. Talvez não estejamos colocando na balança o que realmente merece a nossa atenção. Talvez estejamos perdendo tempo com coisas vãs, que não nos levam pra mais perto de Jesus, e deixando de lado o que é essencial. Um trecho do livro "O pequeno príncipe" pode nos abrir os olhos: "Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer.". Essa verdade nos é testificada quando analisamos na prática. Alguém aí já viu Deus com os olhos humanos? Não! Amor pode ser visto com olhos humanos? Também não! Eis aí o poder cedido pelo Senhor aos nossos corações. Ele pode enxergar!

Temos que tomar decisões e fazer escolhas a todo momento, e vai sempre ser assim. Desde o acordar até o dormir. Precisamos decidir pelo essencial, pelo que não pode ser deixado pra depois, porque o tempo passa, e só nos damos conta disso quando percebemos que ele foi desperdiçado. Quando o precioso tempo, a ocasião oportuna para fazer Jesus feliz foi jogada fora. É necessário fazermos essa escolha, caso contrário a inércia será a nossa condição. Vamos nos mover! Seguir para o alvo! Exercitar nosso espírito! Zelar pelo nosso relacionamento com Deus!

"Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. E como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai." Marcos 13:33-37

Esse texto nos exorta e incentiva a estarmos em plena atividade. Nos ordena três atitudes que não podemos negligenciar, não devemos deixar para depois, porque não sabemos quando virá Jesus novamente, pode ser daqui a pouco ou não. E quando esse momento chegar, devemos estar aptos e dignos de olhar para Ele, e isso vai depender de como nós gastamos o nosso tempo agora.

Plantemos boas sementes no nosso tempo, e colhamos a maravilhosa presença e graça de Deus no tempo dEle. AMÉM!


Por Joyce Portela

2 comentários:

  1. Como diria Davi, devemos orar pedindo sabedoria para aprender a remir o tempo. A nossa sociedade capitalista nos empurra por uma busca desenfreada por "coisas", e assim, como você citou, esquecemos o essencial.

    Você fala bastante em "errar o alvo", interessante é que o sentido literal para a palavra pecado em hebraico é justamente esse, errar o alvo. Ou seja, podemos concluir que a falta de tempo nos faz pecar, ou nos deixa mais suscetível ao pecado.

    E existe uma realidade mais emergente que o retorno de Jesus, o arrebatamento. Para o retorno de Cristo ainda é preciso algumas profecias se cumprirem, porém, todas as profecias que antecedem o arrebatamento já se cumpriram.

    É por pura longanimidade do Senhor que as pessoas ainda não começaram a "desaparecer". Isso é uma realidade que precisa estar nos corações de todos nós o tempo todo.

    Deus nos ajude. Permaneçamos firmes.

    ResponderExcluir
  2. Alguém já disse que o tempo é o bem mais precioso que possuímos. Outro Alguém disse que "onde estiver nosso tesouro, ali estará nosso coração". Me pergunto: O que seria meu tesouro? Onde está meu coração?
    "Que tu, meu Deus, sejas meu tesouro, que meu coração esteja só em ti..." (C.Gualberto)

    Taís Lara

    ResponderExcluir